Absorção Atômica: O Espectrômetro de Absorção Atômica, modelo AA6800 da Shimadzu com atomizador e tubo de grafite, realiza a análise de elementos químicos inorgânicos, em especial elementos como Arsênio (As), Chumbo (Pb), Cádmio (Cd), entre outros, em diversos tipos de amostras. Essas amostras podem ser introduzidas na forma de solução, como também em suspensão, realizando análises quantitativas dos elementos químicos inorgânicos. O nível de detectabilidade do equipamento está na ordem de g.L-1 (ppb) à ng.L-1 (ppt).
Análise Térmica (STA): O Analisador Térmico, modelo 449 F3 Jupiter da Netzsch, realiza análises térmicas simultâneas de materiais: termogravimetria (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). A faixa de temperatura varia de ambiente até 900oC. A atmosfera pode ser inerte (nitrogênio) ou oxidante (com ar sintético). A quantidade de amostra testada é em miligramas. Permite determinar os eventos de perda de massa, e eventos térmicos associados à transição vítrea, fusão, cristalização, combustão, pirólise etc.
Calorimetria exploratória diferencial (DSC): A Calorimetria Exploratória Diferencial, modelo DSC 200 F3 MAIA da Netzsch, realiza análises envolvendo mudança de comportamento, quando as amostras são submetidas a ciclos de aquecimento/resfriamento. Mediante o emprego da calorimetria, é possível determinar as temperaturas de transição vítrea, ou de fusão, ou de cristalização, dentre outros eventos térmicos em polímeros ou materiais.
Cromatógrafo Líquido, modelo Waters 1515: Possui detector de índice de refração e permite determinar a massa molar relativa, homogeneidade, a dispersão de massa molar de macromoléculas e polímeros naturais e sintéticos em solvente orgânico. Determina a distribuição de massa molar relativa, do tamanho molecular e da viscosidade intrínseca de polímeros insolúveis em água. Além de mostrar informações sobre a estrutura macromolecular, a conformação de agregação e a ramificação.
Cromatógrafo líquido, modelo Viscotek-Malvern: Determina a massa molar, a homogeneidade, a dispersão e a viscosidade intrínseca de polímeros solúveis em água. Para a separação cromatográfica usa-se uma coluna SB806-HQ e os dados são processados em software OmniSec. Determina massa molar absoluta, a dispersão das amostras, tamanho e viscosidade intrínseca da amostra. A técnica permite controlar a força, a resistência e o desempenho dos polímeros.
Cromatógrafo Líquido, modelo LC-20AD14/05/2020: Utilizando o cromatógrafo Líquido, modelo LC-20AD com detectores de ultravioleta e índice de refração da Shimadzu, é possível realizar análises de determinação de carboidratos, produtos de fermentação e de ácidos orgânicos. O Detector de UV é capacitado para varredura de espectro em tempo real (DAD). A cromatografia líquida de alta eficiência é um método de separação de compostos químicos em solução, a qual é utilizada na química analítica para identificar e quantificar cada componente em uma mistura.
Cromatógrafo líquido aniônica: O Cromatógrafo Líquido, modelo 882 Compact IC Plus da Metrohm, realiza análises de cátions e ânions, compostos fenólicos, furânicos e orgânicos apolares. A Cromatografia permite conhecer os compostos presentes na amostra e suas concentrações.
Cromatógrafo Gasoso GCMS QP-2010: É utilizado o Cromatógrafo Gasoso com Espectroscopia de Massas, modelo GCMS QP-2010 SE-Plus da Shimadzu e o modelo 450-GC/320 – MS da Varian, que possui detector de massas. É possível fazer análises de compostos orgânicos no geral, em especial monossacarídeos derivatizados, ésteres de ácidos graxos e fenólicos.
Cromatógrafo Gasoso GC-FID: É utilizado o Cromatógrafo Gasoso de Ionização de Chamas, modelo GC2010 Plus da Shimadzu, o qual possui detector de ionização de chamas. Ele faz análises de compostos orgânicos no geral, em especial monossacarídeos derivatizados, ésteres de ácidos graxos e fenólicos. É uma técnica utilizada nas áreas de petroquímica, farmacêutica e de gás natural.
CG-MS/MS: O sistema de Cromatografia em Fase Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas (GC-MS/MS), marca SHIMADZU, modelo GCMS-TQ8040 inclui cromatógrafo em fase gasosa (modelo GC-2010Plus) compatível para realizar análises no modo Fast GC, detector de massas do tipo triplo quadrupolo (modelo TQ8040 com ionização por elétrons) e injetor automático (modelo AOC-5000 Plus) para injeções líquidas, headspace (gasosas) e SPME (microextração em fase sólida). O equipamento destina-se para análises de compostos orgânicos voláteis (ou derivatizáveis) e compatíveis com a técnica.
Difratômetro de Raio X de monocristal: O Difratômetro de Raios X de Monocristal instalado no Laboratório Multiusuário de Cristalografia Química (modelo D8 Venture da Bruker) realiza análises estruturais em monocristais de compostos orgânicos, inorgânicos, organometálicos e compostos de coordenação. Ele possui fontes de raios X com ânodos de cobre e molibdênio, e controle de temperatura na amostra variando de 100 K até a temperatura ambiente.
Ensaio universal: A máquina Ensaio Universal, modelo 5567 da Instron, realiza análise física de tensão x deformação, além de propriedades mecânicas de polímeros e materiais. Ou seja, analisa a forma como os materiais reagem às forças aplicadas neles. Conhecer a resistência dos materiais e polímeros é importante para compreender os componentes de um produto, já que torna possível definir a qualidade dos materiais.
Espectrômetro de Absorção Atômica com Chama (FAAS): O espectrômetro de absorção atômica com atomizador do tipo chama é um instrumento analítico altamente confiável, que oferece análises simples, rápidas, precisas e exatas. O F AAS é usado para analisar uma ampla variedade de elementos químicos (exemplos; Cobre (Cu), Cromo(Cr), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Zinco (Zn)) e encontra aplicação em diversas áreas, como controle de qualidade, ciências da saúde, materiais geológicos, amostras agronômicas, alimentos, entre outras.
Espectrômetro de Emissão Óptica em Plasma Acoplado Indutivamente (ICP OES): O Espectrômetro de Emissão Óptica em Plasma Acoplado Indutivamente, modelo Thermo Scientific iCap 6500, realiza a determinação quantitativa multielementar de elementos chamados majoritários, como por exemplo Ca, P, S, Na, K, Cl e Mg, e também elementos traço, como Fe, Mn, Zn, Cu, Cd, Pb, Co, Ni, F, Br, Au, Pt, Pd, As, Se, Te, etc. Permite, portanto, a determinação de espécies metálicas, semi-metálicas, não metálicos, assim como do grupo dos elementos terras raras.
FTIR BRUKER Vertex 70: Utilizando o Espectrômetro de Infravermelhos (FTIR), modelo Vertex 70 da Bruker, é possível a obter espectros de infravermelhos na faixa espectral de 10000 a 400 cm-1.
Espectrômetro de Massas Thermo LTQ-XL: Utilizando o Espectrômetro de massas, modelo LTQ-XL da Thermo Scientific, é possível realizar a análise de moléculas orgânicas ou inorgânicas ionizáveis. Ele permite analisar massas moleculares de até 2000 D. O princípio de ionização é por eletrospray. É utilizado para identificar os diferentes átomos que compõem a substância. Possibilita a determinação da massa molecular com exatidão e a informação estrutural (conectividade dos átomos e informações termoquímicas).
RMN 20 MHz (0,5T): Bruker mq20 de campo magnético de 0,5 Tesla (20 MHz), equipado com sonda de 18mm, para observação dos núcleos de 1H ou 19F;
RMN 200 MHz (4,7 T): Bruker DPX 200 de campo magnético de 4,7 Tesla (200 MHz), equipado com sonda pentanuclear de observação direta de dois canais (1H/2H e 13C ou 19F ou 31P) ou sonda multinuclear de observação direta (X-Núcleo e 1H/2H);
RMN 400 MHz (9,4 T): Bruker AVANCE 400 e Bruker AVANCE III 400 ambos de campo magnético de 9,4 Tesla (400 MHz), equipados com sonda multinuclear de observação direta (X-Núcleo e 1H/2H), e inversa (1H e X-Núcleo), ambas de 5 mm e com gradiente de campo no eixo z; sonda multinuclear de observação direta (1H/2H e X-Núcleo) de 10 mm; sonda de alta resolução com giro no ângulo mágico (HR-MAS) de três canais (1H/2H, 13C e 15N), 4 mm e gradiente de campo na direção do ângulo mágico e sonda multinuclear com giro no ângulo mágico (MAS) para análises em estado sólido;
RMN 600 MHz (14,1 T): Bruker AVANCE III 600 de campo magnético de 14,1 Tesla (600 MHz), equipado com sonda de quatro canais (1H/2H, 13C, 31P e 15N) de 5 mm de observação inversa e gradiente de campo no eixo z.
Espectrômetro UV-Visível: Espectrofotômetro UV-Visível, modelo UV 2401 PC da Shimadzu: O equipamento Espectrofotômetro UV-Visível, modelo UV 2401 PC da Shimadzu, possibilita a obtenção de espectros de soluções na região do visível e do ultravioleta. A espectrofotometria estuda a interação da luz com a matéria e pode ser utilizada para identificar e quantificar substâncias químicas a partir da medição da absorção e transmissão de luz que passa através da amostra. É amplamente utilizada para a análise em várias áreas como química, física, biologia, bioquímica, materiais, engenharia química e aplicações clínicas e industriais.
Polarímetro: O Polarímetro, modelo P2000 da Jasco, determina a concentração, pureza, grau de açúcar e contenção de substâncias de uma amostra através da rotação óptica.
Ponto de fusão digital: O Ponto de Fusão, modelo MP90 Melting Point System da Mettler Toledo, determina digitalmente o ponto de fusão de amostras, variando a temperatura ambiente até 400oC.
Potenciostato/Galvanostato: O Potenciostato/Galvanostato da Autolab realiza experimentos eletroquímicos, podendo fazer diversas análises quanto a eletroatividade e condutividade de materiais. Pode atuar no desenvolvimento de diversos dispositivos com aplicação eletroquímica, como sensores e biossensores, baterias, supercapacitores, prevenção a corrosão, entre outros.
Potencial zeta: Equipamento Stabino para determinação da estabilidade coloidal, através de medidas de potencial de fluxo e potencial zeta. Permite titulação da amostra e determinação do ponto isoelétrico de materiais.
Reômetro: O Reômetro Haake RheoStress 1 é utilizado para medidas de viscosidade dinâmica e análises dinâmico – oscilatórias para determinação do comportamento elástico e viscoso.
Tensiômetro: O Tensiômetro Dataphysics Contact Angle System OCA utiliza a tensiometria para determinar tanto a tensão superficial (líquido/vapor) e tensão interfacial (líquido/líquido), utilizando o método da gota pendente. É possível obter informações sobre a tensão superficial e interfacial com diferentes concentrações de surfactantes, construir isotermas de adsorção, determinar o excesso superficial de surfactantes e a área ocupada pelos surfactantes. Permite também determinar a energia livre de superfícies através da gota pendente, determinando os componentes polares, dispersivos, ácidos ou básicos de filmes.
Espalhamento de luz dinâmico: A técnica de Espalhamento Dinâmico de Luz (Dynamic Light Scattering, DLS) é utilizada para a avaliação do tamanho de partículas em suspensão. Quando uma partícula é iluminada por uma fonte de luz laser ela irá espalhar luz em todas as direções e a flutuação da intensidade de luz em um determinado ângulo em função do tempo fornece informações sobre o coeficiente de difusão da partícula e o tamanho das mesmas. Pode-se determinar o tamanho de partículas, diâmetro hidrodinâmico entre 1 a 2000 nm. Fornece informações através de gráficos de correlação e histogramas de distribuição em função da intensidade, volume, número, área superficial, bem como o coeficiente de difusão. Permite determinação da dispersão das partículas e permite determinar o diâmetro hidrodinâmico das partículas em diferentes temperaturas.
Universidade Federal do Paraná Central Analítica do Departamento de Química
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Caixa Postal 19032 81351-980 | Curitiba | cadqui@ufpr.br
Universidade Federal do Paraná Central Analítica do Departamento de Química
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Caixa Postal 19032 81351-980 | Curitiba | cadqui@ufpr.br